Informações

Cartaz



Motivação

A Equipa do Portal de Classificados de Material Usado de Ciclismo Bikes-Usadas.pt, em parceria com os principais grupos de BTT da Póvoa de Lanhoso, o BTT Maria da Fonte e BTT Porto D'Ave e com o apoio da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso e da Associação de Turismo da Póvoa de Lanhoso, organizam a Subida ao Castelo de Lanhoso em Bicicleta. Este evento tem como principais objectivos a diversão, a promoção da prática de desporto e a utilização da bicicleta, a promoção do Concelho da Póvoa de Lanhoso e a dinamização do Turismo e Comércio locais.

Conceito:

A Subida ao Castelo de Lanhoso em Bicicleta é um evento anual em formato contra-relógio com uma distância de aproximadamente 500 metros e com inclinação média a rondar os 11%, com rampas máximas superiores a 21%. Os participantes podem usar qualquer tipo de bicicleta sem motor. O importante é participar, quer seja para conseguir o melhor tempo, para superar os tempos dos amigos ou simplesmente pelo divertimento. No final serão coroados o "Rei" e a "Rainha" da Subida ao Castelo de Lanhoso em Bicicleta, cujo "reinado" durará até à "batalha" do evento do ano seguinte, altura em que poderão defender os títulos. Os mais rápidos dos mais novos, com idade entre os 6 e os 13 anos, serão coroados "Príncipe" e "Princesa" da Subida ao Castelo de Lanhoso em Bicicleta.







Local:

A subida será feita na calçada de acesso ao Castelo de Lanhoso que se encontra no topo do Monte do Pilar, o maior Monólito Granítico da Península Ibérica. É um local mítico, de beleza ímpar e com magníficas vistas sobre o concelho da Póvoa de Lanhoso e sua envolvente.



A quem se destina:

A Subida ao Castelo de Lanhoso é um evento para toda a família. A subida principal destina-se a todos os participantes com idades superiores a 14 anos (inclusive) que se queiram divertir e também para todos aqueles que queiram tentar obter os melhores tempos das classificações. Existirá também uma mini-subida destinada aos mais novos, com idades entre os 6 e os 13, que terá menor distância e dificuldade. Desta forma todos poderão participar. A organização está também a preparar o recinto a pensar no público que irá assistir à subida, com muita música e onde irá decorrer uma feirinha com mostra de empresas e produtos locais.

Inscrições:

As inscrições são efectuadas neste site, através deste link. Após a inscrição serão enviadas para o endereço de email indicado no registo as instruções de pagamento. Apenas serão consideradas válidas as inscrições cujo pagamento tenha sido efectuado dentro do prazo de inscrição (até ao final do dia 16 17 de Setembro de 2016).
  • Participação - 8 Euros
  • Equipas/Grupos Oficiais - Por cada 4 inscritos confirmados, oferta de uma inscrição ao quinto elemento (apenas participação, almoço não incluído).
  • Participação e Almoço no Restaurante Castelo - 13 Euros (vagas limitadas)
  • Opção de Inscrição com Alojamento em unidades de Turismo Rural (vagas limitadas):


Kit de Participante:

A inscrição dá direito a inúmeras ofertas dos nossos parceiros, cujo valor total é bastante superior ao valor da inscrição. A inscrição dá direito a (em actualização):
  • Participação na Subida ao Castelo de Lanhoso em Bicicleta
  • Reforço Sólido e Líquido (com o apoio da Pastelaria Maria da Fonte e Intermarché da Póvoa de Lanhoso)
  • Controlo de Tempos por Chip Electrónico e Classificações
  • Assistência Médica/Primeiros-Socorros (com o apoio dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso)
  • Assistência Mecânica (com o apoio da Loja RX Bike)
  • Banhos Quentes - Nos balneários do Espaço Jovem (piso 0), na Rua Veteranos de Guerra, no Parque do Pontido (a 2.4 Km da zona de partida). Coordenadas: 41°34'48.80"N; 8°16'14.82"W ou em decimal 41.580222222222226; -8.270783333333334
  • Seguro de Acidentes Pessoais (ver coberturas na secção "Regulamento")
  • 1 Gola/Buff (Oferta Mosc Confecções para os primeiros 50 inscritos)
  • 1 Brinde (Oferta Deifil Technology)
  • 1 Bolsa Impermeável para Telemóvel (Oferta IVL/Bionz para os primeiros 50 inscritos)
  • 1 Voucher de 8 Euros em Suplementação Desportiva (Oferta Prozis para todos os inscritos)
  • 1 Embalagem de 200g de Cogumelos Shiitake desidratados no valor de 6€ (Oferta de Hugo Vale, Produtor de Kiwis e Cogumelos Shiitake da Póvoa de Lanhoso aos primeiros 20 inscritos)


Almoço no Restaurante Castelo (para participantes e acompanhantes) é composto por:

  • Entradas: Manteigas, Queijo e Pão
  • Sopa
  • Prato: Vitela Estufada com Batatinhas e Arroz Seco
  • Bebida: Vinho da Casa (branco/tinto, maduro/verde)/Águas/Refrigerantes
  • Sobremesa: Salada de Fruta/Mousse de Chocolate
  • Café
  • Preço: 5 Euros


Sorteio de Brindes por todos os inscritos:

  • 3 T-Shirts Inteligentes IVL – Irradiadoras de Infravermelho Longo (Oferta IVL/Bionz)
  • 3 Meias Inteligentes IVL – Irradiadoras de Infravermelho Longo (Oferta IVL/Bionz)
  • 3 Canecas "Subida ao Castelo de Lanhoso em Bicicleta 2016" (Oferta FM Brindes)
  • 3 Guarda-Sóis (Oferta FM Brindes)

Prémios:

Os Primeiros Classificados da Subida ao Castelo de Lanhoso em Bicicleta(M/F) recebem:
  • Troféu (Apoio da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso) (existem também troféus para o 2º e 3º Classificados)
  • Voucher no valor de 30 Euros para jantar para 2 pessoas no Restaurante Adega Regional do Pinheiro, na Póvoa de Lanhoso, uma oferta do Restaurante Adega Regional do Pinheiro
  • Cesta com várias plantas aromáticas, uma oferta da Earth Essences
  • Mini-Ecoponto Doméstico, uma oferta da Braval
O mais rápido e mais rápida da mini-subida (para participantes com idades entre 6 e 13) também recebem troféus.

Programa de 18 de Setembro de 2016 (em actualização):

  • 07:00h Abertura do Secretariado (no Monte Pilar, Póvoa de Lanhoso)
  • 09:15h Encerramento do Secretariado
  • 09:30h Início Subida ao Castelo de Lanhoso em Bicicleta (triagens)
  • 10:30h Finais da Subida ao Castelo de Lanhoso em Bicicleta
  • 11:45h Cerimónia Protocolar
  • 12:00h Almoço no Castelo (opcional)
  • 14:00h Final do Evento

Regulamento:

  1. A Subida ao Castelo de Lanhoso em Bicicleta é um evento para toda a família e aberto a qualquer participante sem limitações físicas e com idades iguais ou superiores a 14 anos. Existe também a Mini-Subida, evento de menor dificuldade, destinado a participantes com idades entre os 6 e os 13 anos. A participação dos menores de 18 anos pressupõe a entrega do Termo de Responsabilidade assinado pelo encarregado de educação.
  2. A subida realiza-se no dia 18 de Setembro de 2016 entre as 9h e as 14h.
  3. São aceites todo o tipo de bicicleta sem motor.
  4. Todos os participantes são obrigados a utilizar capacete de ciclismo homologado, que deverá estar sempre colocado e apertado sempre que os participantes circulem no recinto com a bicicleta.
  5. A Subida ao Castelo de Lanhoso está limitada a 100 inscritos na Subida e 10 inscritos na Mini-Subida
  6. As inscrições serão efectuadas exclusivamente no site do evento: http://www.subidacastelolanhoso.pt, até ao final do dia 16 17 de Setembro. A inscrição só será considerada válida após o pagamento da mesma, dentro do prazo estabelecido e através dos meios de pagamento divulgados. Não serão aceites pagamentos após o prazo estabelecido.
  7. A Subida ao Castelo de Lanhoso será cronometrada através de chip electrónico, que será colocado no frontal com o número de participante, frontal este que deverá estar sempre instalado no guiador da bicicleta e bem visível durante todo o evento ou até que o atleta seja eliminado. Os chips e frontais são pessoais e intransmissíveis. Não é permitido dobrar, danificar ou alterar o frontal nem o chip de nenhuma forma.
  8. Os chips e frontais serão entregues no secretariado do evento (no recinto do Castelo de Lanhoso nos horários indicados) junto com o Kit de Participante (que terá também as várias ofertas). Para levantamento dos kits é necessário a apresentação de documento de identificação do participante, bem como o documento de identificação do encarregado de educação no caso de participantes com menos de 18 anos.
  9. A subida começa com uma primeira fase de triagem onde todos os participantes efectuam uma subida (em formato contra-relógio individual - CRI). Os participantes saem um de cada vez, por ordem e intervalos de tempos a definir pela organização. A ordem de partida será divulgada no dia do evento após validação das presenças.
  10. Dependendo do número de participantes, as partidas poderão ser agrupadas, saindo dois ou mais ciclistas ao mesmo tempo (competindo individualmente, o tempo individual é dado pelo sistema de cronometragem).
  11. Serão apurados os 8 mais rápidos de cada categoria (Masculino e Feminino) que irão competir nos quartos-de-final, meias-finais e final. Nestas fases finais os participantes competem dois a dois em eliminatórias (o primeiro compete com o útimo, o segundo com o penúltimo, ...), sendo considerado apurado aquele que cortar a meta em primeiro lugar (controlo visual e por chip). No caso de empate, será apurado o que tiver o dorsal com o menor número (que se tiver inscrito mais cedo).
  12. Os vencedores das finais masculina e feminina serão coroados "Rei" e "Rainha" da Subida ao Castelo de Lanhoso em Bicicleta respectivamente.
  13. Na mini-subida, os participantes mais jovens farão apenas uma subida e serão vencedores os mais rápidos de cada categoria (Masculino e Feminino). Os vencedores serão proclamados "Príncipe" e "Princesa" da Subida ao Castelo de Lanhoso em Bicicleta.
  14. Os vencedores devem comparecer na cerimónia de entrega de prémios no final. Se algum atleta não comparecer na cerimónia não receberá o prémio a que teria direito, sem que este facto altere as classificações ou os prémios a serem entregues aos restantes vencedores.
  15. Todos os participantes devem ter uma conduta responsável, ética e desportiva e podem ser desclassificados se não respeitarem esta conduta: não é permitido sujar ou danificar o recinto. Não são permitidos, por exemplo, comportamentos anti-desportivos ou de desrespeito pelos outros participantes, público, voluntários ou organização.
  16. Não é permitido circular no percurso em sentido inverso ao da subida, sob pena de desclassificação.
  17. Em caso de desistência, não será devolvida qualquer quantia aos desistentes.
  18. Ao inscrever-se na Subida ao Castelo de Lanhoso em Bicicleta 2016, os participantes estarão cobertos durante o dia do evento pelo seguro de acidentes pessoais da Companhia de Seguros Fidelidade S.A., que tem as seguintes coberturas e capitais: Morte ou Invalidez Permanente por Acidente: €30.000,00 (excluídas as despesas de morte de pessoas com idade inferior a 14 anos); Despesas de Tratamento, Transporte Sanitário e Repatriamento por Acidente: €4.500,00 (franquia de 50 euros por sinistro); Despesas de Funeral por Acidente: €5.000,00; Busca, Socorro e Salvamento: €1.000; Morte simultânea da pessoa segura e Cônjuge com filhos a cargo: €30.000,00 com máximo de €7.500 para cada filho menor a cargo.
  19. A inscrição no evento e a aceitação deste regulamento implica obrigatoriamente a autorização do participante para que a organização possa efetuar a gravação total ou parcial da sua participação, podendo utilizar essas imagens livremente para a divulgação e promoção em todos os suportes. O participante cede todos os direitos de imagem relativos à exploração comercial e publicitária desses registos, sem direito a receber qualquer compensação económica por parte da organização.
  20. A organização não se responsabiliza por qualquer extravio ou avaria que possam afectar as bicicletas ou outros equipamentos dos participantes. O participante iliba a organização da responsabilidade por qualquer perca ou deterioração de objectos pessoais, em qualquer circunstância.
  21. Motivos de força maior podem obrigar a organização a suspender e adiar o evento. Nestes casos não poderão ser exigidas responsabilidades à organização, não tendo esta a obrigação de compensar economicamente ou de qualquer outra forma nenhum atleta ou qualquer pessoa ou entidade por este facto.
  22. Ao inscrever e validar a inscrição na Subida ao Castelo de Lanhoso, os participantes assumem o conhecimento e a aceitação sem reservas deste regulamento, renunciando a qualquer procedimento legal contra a organização, derivada da sua participação no evento.
  23. Este regulamento encontra-se em actualização e poderão ser efectuadas alterações sem aviso prévio.
  24. Qualquer outra situação não constante deste Regulamento será considerada e decidida pela organização.

Informações

Acerca

A Subida ao Castelo de Lanhoso em Bicicleta é um evento anual para toda a família, em formato de contra-relógio, com uma distância de 500 metros e com inclinação média de 11% (a mini-subida para os mais novos terá menor distância e dificuldade). Os participantes podem usar qualquer tipo de bicicleta sem motor. O importante é participar, quer seja para conseguir o melhor tempo, para superar os tempos dos amigos ou simplesmente pelo divertimento. Contamos contigo! Mais informações aqui.

Local:

Castelo de Lanhoso, Rua do Pilar, 4830-597 Póvoa de Lanhoso

Data e Hora:

Domingo, 18 de Setembro de 2016, às 9h

Powered by Blogger.